Monday 10 March 2008

Saccharomyces cerevisiae

As leveduras são fungos que se apresentam, usual e predominantemente, sob forma unicelular. A etimologia da palavra levedura tem origem no termo latino levare com o sentido de crescer ou fazer crescer, pois as primeiras leveduras descobertas estavam associadas a processos fermentativos como o de pães e de mostos que provocam um aumento da massa do pão ou do volume do mosto pela liberação de gás e formação de espuma nos mostos.
Como células simples, as leveduras crescem e reproduzem-se mais rapidamente do que os bolores. Também são mais eficientes na realização de alterações químicas, por causa da sua maior relação área/volume.
A levedura de cerveja é um fermento natural utilizado na fermentação do mosto (uma mistura de cevada, água e lúpulo) para produzir cerveja. As leveduras de cervejas são do gênero Sacharomyces, sendo a principal a espécie Saccharomyces cerevisiae. As células de levedura são uma fonte de alto teor proteico, porém, ao contrário das fontes de proteína animal, tem a vantagem de possuir outros tipos de gorduras.
Na fermentação, os açúcares fermetiscíveis do mosto servem de meio nutriente às leveduras. O mosto arrefecido é arejado e de seguida inoculado com a levedura antes de ser enviado aos fermentadores. O mosto é fermentado durante aproximadamente 7 dias ao longo dos quais a temperatura é rigorosamente controlada. Finda a fermentação, a temperatura é reduzida bruscamente, o que provoca a precipitação da levedura que é removida pelo fundo do fermentador. A levedura transforma açúcares fermentiscíveis em álcool, gás carbónico e calorias, e o mosto dá lugar à cerveja. Uma vénia a quem descobriu isto!
Beer is proof that God loves us and wants us to be happy - Benjamin Frankin (eu não diria melhor, e mais não sou religioso!)

Para quê complicar?

Andava a pesquisar informação sobre levedura de cervejas quando me deparei com um produto feito à base de levedura de cerveja. Um boião daquilo custa 12,90 € e recomendam tomar 3 a 9 comprimidos/dia. O anúncio fala nas vantagens da levedura como fonte de aminoácidos essenciais, que reforça o sistema nervoso, blá blá blá, enfim, tudo o que nós já sabemos de bom relativamente à cerveja. A questão é: porquê complicar o que é simples? Não é muito melhor abrir uma mine e aproveitar todos os benefícios da levedura, usufruindo ao mesmo tempo do prazer de ingerir o liquido de cevada fermentada? É que 12,9 € quase dá para comprar duas grades de mines...
Quantas mines dá 3 a 9 comprimidos destes? Isto é quase tão mau como a ideia de fazer Super Bock sem álcool com sabor a pêssego..sinceramente, já não há vergonha!
Quem não acreditar pode ver o original..