Thursday 27 September 2007

Lúpulo - imprescindível no fabrico das minis


Esta trepadeira (Humulus lupulus) é importantíssima no fabrico das nossas queridas minis. A sua flôr é adicionada à cozedura do mosto previamente filtrado (água, malte e cereais não maltados consoante os casos) para conferir o gosto amargo que tanto apreciamos e não só. Após a cozedura, o lúpulo é filtrado.

O malte obtem-se da cevada, que é sujeita a um processo de germinação sob condições controladas e posterior secagem. Esta operação (denominada maltagem) permite, numa fase posterior do processo de produção de cerveja, o desdobramento dos hidratos de carbono e das substâncias azotadas pelas enzimas formadas no processo de germinação. Variando as condições de maltagem (temperatura e humidade) obtêm-se diferentes tipos de malte que conferem diferentes cores e características aromáticas à cerveja. Para mais pormenores aconselho a consulta dos sites das cervejeiras nacionais.

Há quem diga que a verdadeira cerveja não pode ser feita com cereais não maltados, mas a sagres incorpora milho e não nos temos queixado pois não?

continuando no lúpulo...

Já vi (na televisão) campos de lúpulo na Alemanha e é impressionante o tamanho que estas plantas atingem. Faz-se uma armação que permita à trepadeira crescer em altura (penso não exagerar se disser que fica para aí com uns 4-5 metros). Quando chega a altura certa, corta-se na base a planta e recolhe-se a flôr (tudo automatizado ou não estivessemos na Alemanha).

Mas a importância do lúpulo vai muito para além do sabor. Para além de garantir a estabilidade organoléptica da cerveja, o lúpulo ajuda a estabilizar a cerveja em termos físico-químicos, para além de ajudar na estabilização da espuma. Esta característica estabilizante do lúpulo permitiu uma revolução no consumo de cerveja uma vez que possibilitou o transporte de barris em grandes distâncias, por exemplo por mar. Antes da introdução desta planta (fim do século XIV), a cerveja era um produto muito perecível e portanto a sua exportação era impossível.

2 comments:

kuyzat said...

estava mesmo a pensar fazer um post como este sobre o lúpulo e o malte mas antecipaste-te...

João Esquecido said...

hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahahahahahahah!...