Monday 10 March 2008

Saccharomyces cerevisiae

As leveduras são fungos que se apresentam, usual e predominantemente, sob forma unicelular. A etimologia da palavra levedura tem origem no termo latino levare com o sentido de crescer ou fazer crescer, pois as primeiras leveduras descobertas estavam associadas a processos fermentativos como o de pães e de mostos que provocam um aumento da massa do pão ou do volume do mosto pela liberação de gás e formação de espuma nos mostos.
Como células simples, as leveduras crescem e reproduzem-se mais rapidamente do que os bolores. Também são mais eficientes na realização de alterações químicas, por causa da sua maior relação área/volume.
A levedura de cerveja é um fermento natural utilizado na fermentação do mosto (uma mistura de cevada, água e lúpulo) para produzir cerveja. As leveduras de cervejas são do gênero Sacharomyces, sendo a principal a espécie Saccharomyces cerevisiae. As células de levedura são uma fonte de alto teor proteico, porém, ao contrário das fontes de proteína animal, tem a vantagem de possuir outros tipos de gorduras.
Na fermentação, os açúcares fermetiscíveis do mosto servem de meio nutriente às leveduras. O mosto arrefecido é arejado e de seguida inoculado com a levedura antes de ser enviado aos fermentadores. O mosto é fermentado durante aproximadamente 7 dias ao longo dos quais a temperatura é rigorosamente controlada. Finda a fermentação, a temperatura é reduzida bruscamente, o que provoca a precipitação da levedura que é removida pelo fundo do fermentador. A levedura transforma açúcares fermentiscíveis em álcool, gás carbónico e calorias, e o mosto dá lugar à cerveja. Uma vénia a quem descobriu isto!
Beer is proof that God loves us and wants us to be happy - Benjamin Frankin (eu não diria melhor, e mais não sou religioso!)

2 comments:

Est3v3s said...

Quem descubriu isso devia ganhar um Premio Nobel ou qualquer coisa do genero!!! Grande Homem ou Mulher!!!!

Krugul said...

Não se sabe muito bem quem descobriu, apenas que já é conhecida há muitos anos e foi descoberta um pouco por acaso. De qualquer maneira, merece um prémio sim senhor!