Monday 19 November 2007

Efeito Venturi

 

Como todos sabem, existem dois formatos de minis. As com umas curvas sensuais (aka: Verdadeira mine, em baixo à esquerda) e as do tipo funil (aka: Biberon, em baixo á direita).

                   mines venturi_1                                     mines venturi_Biberao

Conheçendo uma serie de apreciadores de minis, que só gostam de beber minis que sejam do formato de "curvas sensuais", isto fez-nos pensar sobre o assunto! Logo desde o príncipio era obvio que a suposta diferença devia-se à geometria da garafa. Ou era pelo facto de a uma das geometrias ser visualmente mais sensual, ou entao a propria geometria teria algum tipo de efeito sobre o nectar precioso.

Rápidamente cheguámos a conclusão que o aspecto do tipo mais sensual da mine não era a explicação, visto que após duas ou treuze mines, a única sensualidade a que  estavamos atentos era a sensualidade das mulheres presentes.... Mas ainda assim, tais pessoas só bebiam mines do formato "curvas sensuais".

Assim sendo a única explicação possivel é que a geometria da garrafa terá algum efeito neste pressiosicimo nectar!! E passado algum tempo, no sitio mais inesperado, numa aula de hidráulica, obtivemos a resposta!

O efeito Venturi!!! 

800px-Venturifixed2

Simplificando, o efeito Venturi diz que, em liquidos incompreciveis, quando existe um estreitamento brusco da secção de escoamento, ocorre um aumento brusco da velocidade e uma diminuição da pressão do fluido.

Em comparação com a figura, a mine do tipo "curvas sensuais", tem um estreitamento da secção bastante mais brusco que a mine do tipo "biberon". O que nos levou a concluir que, a haver diferença entre mines, esta teria de ser a explicação. Assim sendo, até consigo aceitar que, para algumas pessoas, o efeito Venturi provocado pela mine "curvas sensuais", faça com que o precioso nectar saiba melhor (se é que tal e possivel).

Nota: Esta é uma teoria elabora por alguns minetauros, não tem qualquer base cientifica! O importante é saborear verdadeiramente as mines, independentemente da garrafa.

 

7 comments:

Fuzhong! said...

ou então, a mine-curvas-sensuais é mais ergonómica de segurar, inclusivé podendo ser operada apenas com o indicador e polegar...
o que ao fim de umas duas ou treze mines faz toda a diferença para evitar desperdícios de cerveja no chão.

Est3v3s said...

É outra explicação possivel!!

Abraço

Krugul said...

Eu diria mais: a mine-curvas-sensuais dá para segurar só com o indicador, para minimizar o contacto da mão quente com a garrafa fria, e desta forma não aquecer desnecessariamente o conteúdo da mesma. No meu caso pessoal, bebo indiferentemente das duas garrafas. No entanto, era curioso colocar essa questão à Sagres. Porquê dois formatos de garrafa na mesma bebida?

Anonymous said...

Eu bebo ambas
mas na hora de ir buscar mais uma
a minha mão foge sempre
para as "curvinhas sensuais"
será um reflexo
condicionado
ou incondicionado?

D.Pascoal said...

Estava eu a estudar biofísica e na pesquisa do efeito de venturi deparo.me com isto....
Muito bom...nunca mais me esqueço da verdadeira defenição e utilidade deste (agora) venerável efeito!
muito obrigado!
Bem hajam!

Krugul said...

Caro D. Pascoal,

Que as minis possam servir de inspiração para o estudo da biofísica. De facto, estuda-se sempre melhor quando a sede está saciada.

É verdade que o saber não ocupa lugar, mas o mesmo é verdade para as mines..cabe sempre mais uma!

Saudações Cervejeiras

João Vasconcelos said...

Muito boa a definição. Já não procuro mais no google. Efeito venturi subjacente ao Angiojet, um dispositivo de trombectomia mecânica. "Grandes" mines!